sábado, 27 de outubro de 2012

Se vai continuar com dieta, pra que operar?

suziane burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade depressão
Li um post no blog de minha amiga Carol Rodrigues que me deixou muito pensativa, mas que ao mesmo tempo foi esclarecido por ela no próprio post.
A pergunta era: se você vai ter que continuar fazendo dietas, e terá tanta disciplina, então pra que operar?
Muitas pessoas pensam isso, que operar vai ser para não precisar mais se cuidar, nem fazer exercício, ou ter disciplina, mas ao contrário, você precisará ter ainda mais disciplina para conseguir vencer e emagrecer depois de operada. Mas se é assim, não seria mais fácil você ter essa mesma determinação e não operar coisa nenhuma?
A resposta é NÃO, NÃO e NÃO.
Se fosse fácil assim ninguém precisaria operar. A obesidade é uma doença, e uma doença crônica que não tem cura. Como disse a Carol, pra quem está com 60Kg acima do peso, que é o meu caso, e vai fazer uma dieta normal, perdendo 1Kg ou 2Kg no mês, isso não fará a menor diferença. Isso é como se uma pessoa normal perdesse ou ganhasse 200 gramas!!! Não faz a menor diferença no total!!! E aí você passou tanto trabalho, chorou, se desesperou, passou fome, privações, e o resultado sequer aparece!!! Não estímulo para continuar, você vai perder lá em média uns 10Kg no ano!!! E a tendência é que depois estacione e você JAMAIS vai perder os 60 que precisava. Como você poderá ter ânimo para continuar desse jeito, e com essa expectativa? Não dá!

Com a bariátrica você vai perder peso muito rápido, pelo menos nos primeiros meses, o que vai te dar aquela injeção de ânimo para continuar, e perdendo muito peso você consegue fazer exercícios, e suas roupas vão ficando largas, você se vê com a auto estima lá nas alturas, isso te dá ainda mais ânimo, e mais, e mais, e mais, e quando você vê já perdeu 30, 40, 50 quilos!!! E o MELHOR de tudo, se você tiver disciplina, determinação, você vai conseguir manter esse peso!!! Isso é tudo gente, para um obeso isso é um sonho! Não só pela questão estética, que envolve também a emocional, mas por uma questão de saúde e bem estar!!!
É fácil falar para os obesos que é só fechar a boca, que gordo é preguiçoso, que come como um animal, que não se controla porque é relaxado, enfim, essas críticas são muito fáceis pra quem é magro, mas nem sempre é assim, a obesidade tem que ser tratada com seriedade, não só pelos profissionais da saúde, mas pela população em si.
Ninguém fala e aí cancerígeno, e aí seu hipertenso, e aí seu diabético, mas falam assim com o gordo!!! Isso precisa mudar.

Como já foi dito várias vezes, a cirurgia é uma arma para que a gente consiga alcançar o objetivo de emagrecer e se manter magro, ela será o empurrão inicial que é preciso para quem está, por exemplo, com dificuldade de caminhar uma quadra!!!

11 comentários:

  1. É isso mesmo... obesidade é uma doença e das graves!

    Acabei de te linkar no blog! :D
    bjo

    ResponderExcluir
  2. e se puder, tira essas letrinhas de confirmação no comentário!
    vive dando erro...
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu nem sabia que o meu blog tinha isso, foi bom você ter falado. Valeu pela dica, eu consegui tirar, hehehehehehe.

      Excluir
  3. Minha esposa fica muito mimosinha se mantendo informada. Não esqueça minha gatinha que estarei sempre aqui com você!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Suzi, como estás?
    Muitas pessoas me fizeram esta pergunta. Se haverá a necessidade de permanecer em vigilância, será que vale mesmo a pena fazer essa mutilação? Isso mesmo, com essas palavras: MUTILAÇÃO.
    Sempre respondo exatamente isto que postaste, uma dieta é vagarosa, lenta, não dá estímulo, não faz com que tenhamos ânimo para continuar naquele sacrifício horrendo que é o de uma dieta convencional.
    Tens toda razão, a cirurgia dará o empurrão inicial, que nos dará o "combustível" para permanecer andando na estrada longa e dura que é a do emagrecimento!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas falam as coisas sem medir as palavras né?
      Elas pensam que a gente quer fazer a cirurgia pra ficar de papo pro ar comendo tudo que vemos pela frente, poque pra essas pessoas a gente come demais, come tudo que vê pela frente e somos relaxados. só que essa não é a verdade.
      Obrigada por estar sempre passando por aqui.
      Bjuuuuuuuuus.

      Excluir
  5. Sim, estou lendo lendo lendo e lendo o máximo que posso, me informando de tudo, atenta a tudo. Pelo menos nunca vou poder dizer que não sabia das coisas, se eu falhar é por burrice minha e não por falta de informação.

    ResponderExcluir
  6. SABIA QUE EU NÃO PARO DE PENSAAR NISSO?
    É TANTO SACRIFICIO QUE EU AXO QUE É MAIS SACRIFICIO QUE UMA DIETA NORMAL, SERÁ QUE VALE A PENA??????
    AI MEU DEUS SÃO TANTAS DUVIDAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Rosangela. Esse tempo que temos de quando pensamos na possibilidade de fazer a cirurgia até a data da primeira consulta serve exatamente pra isso, para informação, para tirarmos nossas dúvidas, e principalmente pesar os PRÓS e os CONTRAS. Como diz meu filho: "a cada escolha uma renúncia", a cirurgia tem seus benefícios, mas tem muitas dificuldades também.
      Temos que decidir se a obesidade é um peso maior do que será a cirurgia como um todo.
      O que importa pra mim não é o sacrifício que eu terei que fazer no pós, porque sacrifício eu já faço sempre que inicio uma dieta, o que importa é que haverá uma grande perda de peso rápido, o que me dará ânimo, estímulo, prazer de continuar e principalmente possibilidade de fazer exercícios.

      Excluir

Fico muito feliz com sua visita, mas ficarei mais feliz ainda se você deixar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...