terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

20º dia da cirurgia

Hoje fazem 20 dias que fiz minha cirurgia, por isso estou no 5º dia de dieta pastosa.

Gente, eu não imaginava que seria tão bom passar para essa fase. É uma coisa indescritível, uma sensação de que a vida começa a voltar ao normal.

Essa é a foto da primeira refeição pastosa que eu comi, e foi feita pelo maridão. Aliás tudo que eu comi e bebi desde a cirurgia foi feito por ele, não sei o que seria de mim sem esse apoio...
Essa almoço era uma carne bem temperadinha, purê de batatas e caldinho de feijão. Nossa, eu nunca dei tanto valor a um caldinho de feijão... que delícia...

suziane burguez proença gastroplastia dieta pastosa obesidadeVou confessar que senti muito medo enquanto comia essa comidinha. Era medo de entalar, medo que fizesse mal, medo que me desse vômito, medo de tudo, mas Graças a Deus nada aconteceu, desceu tudo direitinho e eu fiquei mega satisfeita. A quantidade que a nutri me autorizou foi de 200gramas, mas eu resolvi começar com menos pra garantir que tudo ia dar certo, e mesmo assim sobrou um pouco.

Não se assustem com o tamanho do prato viu? Na foto não dá pra ver, mas ele é bem pequeno, pouco maior que um pires, só que é fundinho.

Além da dieta pastosa ela me acrescentou também a proteína em pó. Pode ser a albumina, que é a proteína do ovo, ou whey protein, que é a do leite. Aderi à segunda porque ela disse que a do ovo causa muitos gases, além do sabor ser ruim.

Essa proteína pode ser misturada no mingau, leite, vitamina, ou até na água. Eu estava meio enjoada de doce, por isso não gostei muito dela, mas o sabor da de baunilha é parecido com sucrilhos, então é até gostosinho. Tem nos sabores chocolate e morango também.
A quantidade é de 3 colheres de sopa por dia, que podem ser tomadas de uma só vez ou divididas ao longo do dia, como acharem melhor. Mas pra mim não caiu muito bem quando tomei 2 colheres de uma vez, então estou tomando uma de cada vez mesmo.

As possibilidades de receita são inúmeras, posso comer qualquer carne magra triturada, legumes, verduras, desde que triturados, sucos de frutas coados, sempre evitando as frutas ácidas, vitaminas, gelatina e pudim diet, leite desnatado, iogurte sem açúcar, alguns tipos de queijos, margarina, requeijão e maionese light em algumas receitas, ovos (1 ovo diariamente), caldo de feijão, enfim, quase tudo que eu conseguir transformar em papinha. 

Falando em papinha uma sugestão pra quando a pessoa está na rua ou não teve tempo de fazer a comida é aquela papinha pra bebês da nestlê. Eu imaginava que aquilo era ruim, ao menos achava sem gosto quando dava pro meu filho. Não sei se as papinhas melhoraram ou eu mudei meu paladar, porque gente, eu gamei demaaaaaaaaaais, é muito saborosa, bem temperadinha e tem vários sabores. É só acrescentar uma pitadinha mínima de sal.

Devo fazer de 6 a 8 refeições por dia, de 3 em 3 horas, e entre elas tomar água. 

Com isso tudo acho que vou é acabar engordando, mas vou obedecer minha nutricionista e comer direitinho tudo que ela mandou, e aí vamos ver no que vai dar.

Na academia continuo devagar, fazendo exercícios leves que não forcem o abdomen. Mesmo assim não tenho notado mais nenhuma diferença de peso desde a última vez que pesei. Espero que eu esteja errada :(


Ainda assim estou me sentindo feliz demais, super disposta, não tenho sentido cansaços como antes da cirurgia, já voltei a ter vontade de me arrumar, pintar o cabelo... sensação de vida nova mesmo :)

Então é isso gente, qualquer novidade venho aqui. Bjuuuuuuuuuuuuuuuus.

51 comentários:

  1. Poxa como é bom ver que tudo está dando certo ...
    Vai emagrecer sim, espera ...tá fazendo tudo certinho, tem que dar certo. Confie!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, estou apostando nisso, rsrsrsrsrsrs.
      Bjuuuus.

      Excluir
  2. Não vai engordar nunca comendo 173g!
    kkk
    Relaxa amiga!
    Fico feliz de saber que ta tudo bem com vc!
    Eu entendo bem sobre esse cansaço a qual vc se refere, me sinto muito cansada com muita dor nas costa devido ao peso, não vejo a hora de tudo acabar!
    Bjooos
    ps:Eu já to tentando ensinar o meu a cozinhar mas ta difícil! kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amiga, essas dores e cansaços vão passar mesmo, é incrível porque pensei que fosse sentir esses benefícios daqui a alguns meses, mas já estou sentindo agora!!!
      Quanto ao teu marido diz pra ele tratar de aprender porque ele vai ser o maior beneficiado com a cirurgia depois de você, kkkkkkkkkkkkkkkkk.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  3. oi suzi...eu sei bem oque tu esta sentindo e muito bom pode volta a comer tenho, amanha eu vou na nutri denovo mudar meu cardapio amanha começo a come de verdade to muito feliz...bjos amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaaaaaaaaaa, mudança no cardápio de novo?
      Ô coisa boa, passa aqui depois pra nos contar como vai ser viu?
      Que bom que tu tá feliz amiga, eu também estou muito feliz pela gente!!!
      Bjuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  4. Oi Suzy! Essa dieta pastosa é tudo de bom mesmo! Eu ainda tenho que comer mais papinha ainda, a carne bato no liquidificador junto com o purê hehe
    De suplemento para misturar em leite, vitaminas, etc estou tomando o nutrem por enquanto.
    E muitooo obrigada pelas sugestões que vc me passou! Tudo tem ficado mais saboroso hehe.
    Bjs e vamos que vamos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Ana, e assim estamos passando o tempo, e a dieta pastosa também está prestes a ir embora, e aí... \O/ VIDA NORMAAAAAAAAL!!!
      Eu também agradeço as trocas de ideias, isso é muito bom nessas horas, porque nosso leque de opções fica ainda maior, e dá pra comer muita coisa diferente!
      Bjuuuuuuuuus.

      Excluir
  5. oi querida

    que linda, ainda que fosse um prato grande aquele acredito que nem comeria tudo, rsrs, engraçado quando a gente coloca aquele poquinho e come e desce tão bem e sente satisfeita e olha para os outros parece que todos comem uma tonelada, rsrs, as vzs a gente acha q esta comendo demais ai vai em um restaurante pesa e continua a msm coisa é a cabeça da gente.

    vc esta indo mto bem querida q Deus abençoe seu esposo por estar compartilhando e ajudando vc nesse momento sempre.

    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, quando eu lembro da maneira como eu comia antes fico assustada sabia? Em pensar que dá pra viver com muito menos... ainda que eu não fosse operada poderia viver com muito menos do que eu comia, e ainda vivia cansada, com dores, infeliz.
      Mas isso tudo é passado, agora sou uma lady pra comer, e o melhor é que vai ser pra sempre \o/
      Obrigada pelo carinho e apoio, bjuuuuuuuuuuuus,

      Excluir
  6. De fato a gente sente as coisas voltando pros eixos qd entramos na dieta pastosa!
    É muito bom poder comer coisinhas com sabor e consistencia outra vez..

    Não se preocupe, engordar não vai de jeito nenhum!

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom poder contar com vocês nesse momento e ler tantas palavras de apoio e carinho, porque a sensação é mesmo de que vou engordar. Mas acho que você tem razão, fazendo tudo certo isso não vai acontecer.
      Bjuuuuuuuuuus.

      Excluir
  7. É a vida voltando ao normal, pra uma pessoa "normal", que é o que somos agora, né? mto bom!

    Hj tenho consulta com a nutri!
    bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, somos pessoas normais, e era isso que queríamos a vida toda!!!
      Depois conta como foi a consulta com a nutri.
      Bjuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  8. Minha querida, fico sempre muito feliz por saber da sua recuperação, ser normal é o q queremos né? vc vai ver q isso será para o resto da vida... um grande bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, queremos ser normais, e levar uma vida normal. A cirurgia nos possibilita isso se fizermos tudo certo.
      Tenho procurado fazer tudo como a equipe manda, e espero que os resultados venham.
      Bjuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  9. Suziane, tudo bem? Queria agradecer seu carinho sempre lá no meu cantinho. Poxa, obrigada! Olha, eu estou fazendo cursinho, tentando passar num concurso, por isso faz dias que não passo aqui para te deixar meu beijo. Mas fiquei bem feliz em ler seu post, é isso mesmo, vamos que vamos. :) Obrigada novamente, sempre passarei aqui no seu para te ler. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga, você é muito bem vinda por aqui, e eu também agradeço pelo carinho, como eu sempre digo está sendo muito importante em minha recuperação todo esse apoio.
      Também vou passar sempre no teu cantinho, acompanhar sempre de perto.
      Bjuuuuuus

      Excluir
  10. Suziane, você é dedicada e vai atingir seus objetivos rapidinho. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, eu espero muito conseguir chegar na minha meta com um ano de cirurgia :)
      Bjuuuuuuuuuus.

      Excluir
  11. Aiiin, como eu vivo falando, como não se encantar com um marido desses? Uma família dessas?
    Vai dar tudo certo, não tem como dar errado se vc ta fazendo tudo certo. Fica tranquila e segue em frente.
    Tbm achava q as papinhas prontas eram sem gosto. Mas se são boas ótimo!
    Fica com Deus querida.
    Bjim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meu marido é fantástico, aliás toda família é, até minha sogra cuida de mim :)
      Nem me fala menina, aquela papinha é boa demais, acho que vou usá-la de vez em quando mesmo quando tiver dieta liberada, kkkkkkkkkk
      Bjuuuuuuuuuus.

      Excluir
  12. Vim conhecer o seu cantinho... olha acho q consegui comer 200 gr c 8 meses e não consigo comer mais q isso, hj tenho 1 ano de gastro. Eu tentava comer o q a nutri passava, mas não cabia tudo aquilo rs... bjs flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito pela visita, espero que volte mais vezes.
      As nutris passam o limite né? Mas não significa que esteja errado se não couber, hehehehehehe.
      Bjuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  13. Seu prato perece muito apetitoso, quanto ao peso, fica tranquila que ele vai descer, sei como é angustiante, mas infelizmente ou felizmente é assim que o danado do nosso corpo reage, bjúú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha razão amiga, se descer vai estar valendo o sacrifício!!!
      Que bom ter você de volta por aqui.
      Bjuuuuuuuuuus.

      Excluir
  14. Oi Suziane! Muito legal seu blog! :) Obrigada por compartilhar sua experiência!
    Vi que vc comprou seu Glucerna sr em Porto Alegre, vc poderia me indicar onde vc comprou, por favor? Estou precisando muito e com dificuldade de achar :/
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Luisa, meu pai comprou pela internet, e eles entregaram sem custo nenhum, e ainda achou mais barato do que outros lugares. O site é esse aqui www.farmadelivery.com.br
      Além de bem barato chega muito rápido, vem bem acondicionado numas caixas de isopor, muito bom mesmo.
      É um prazer compartilhar essa experiência, e maior prazer ainda é quando eu consigo ajudar alguém.
      Pode contar comigo.
      Bjuuuuuuus.

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigada!!!! Foi de grande ajuda! :*

      Excluir
    3. Disponha, se precisar de alguma coisa é só falar :)

      Excluir
  15. Oi Su!Passei aki p/ ve se consigo um pouco mais de animo, e deu certo! estou no 2º dia de operada, um pouco de dor e ñ to consuguindo ingolir quase nada, mas sei que logo vai passar, continue passando suas receitinhas p/ nossa coleção .
    Obrigada! Bjo e tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe o quanto eu fico feliz em saber que posso ajudar de alguma forma, saber que te dei ânimo, porque era isso que eu buscava na blogosfera, e acabei encontrando...
      Isso vai passar sim, nos primeiros dias a gente fica meio travado, afinal de contas o nosso estomaguinho novo tá meio machucadinho. Com o passar dos dias ele vai cicatrizando e tudo vai melhorando.
      Torço por você, e venha buscar ânimo mais vezes :)
      Bjuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  16. Que maravilha, siga sempre as recomendações médicas e nutricionais, que eu tenho certeza que os resultados virão...parabéns...

    Aguardo sua visita no meu |Blog| e |Vlog| onde conto tudo sobre minha Cirurgia Bariátrica (Gastroplastia ou Redução de Estômago).
    |Blog| http://isaclourenco.blogspot.com.br/
    |Vlog| http://www.youtube.com/100observacoes
    |Facebook| http://www.facebook.com/isacairescirurgiabariatrica
    |Twitter| https://twitter.com/IsacAires_
    |Instagram| http://instagram.com/isacaires
    |Email| isacaires@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu tenho sido muito disciplinada com as recomendações, sigo tudo a risca, e mesmo em dúvida as vezes (como agora por exemplo), eu prefiro confiar neles e segui-los, porque o trabalho é um todo, não é uma coisa isolada, temos que fazer tudo certinho!

      Excluir
  17. Cheguei chegando....
    Oiiiiiiiiiiiiiii Suzi, hehe quem vê pensa que a gente não se fala todas as noite..
    mas então agora que a minha sessão rabugentisse passou, estou aqui pra comentar o post.

    Bom ótimooo que esta se dando bem e que não teve nenhuma reação.. \o/.
    A respeito das papinhas de bebe acho aquilo mega sem gosto, pelo menos as vezes que comprei e comi no trabalho AFF só por Deus, muito ruim mas a fome nos obriga a comer qualquer coisa até pedras.
    Estou ansiosa para chegar a minha vez de contar tudo e como estou me sentindo, mas como diz o "velho deitado" devagar e sempre.

    Estou vivendo um dia de cada vez, conseguindo as minhas esferas do dragão, já tenho 3 falam 4.

    Não deixe de seguir o que a Nutri te passou, por mais que acredite que não esteja emagrecendo eles [os profissionais sabem exatamente o que estão fazendo] portanto CONFIE NELES.

    E apoiada, coloca o marido pra cozinhar. hehe.

    E já sabe né chuchu, TAMO JUNTO!

    Um beijo da Nega preta !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você está melhor...
      As papinhas tem que colocar uma pitadinha de sal, aí elas ficam boas. Ou então eu mudei mesmo meu paladar, porque eu achava horrível antes...
      Sua vez vai chegar bem depressa, e eu queria poder ir aí pra estar contigo nesse momento. Mas tudo bem, moramos longe, vou estar em pensamento...
      Tenho confiado na equipe por inteiro, faço tudo que eles mandam, sempre
      bem direitinho.
      Um grande beijo e obrigada por tudo, principalmente pela companhia nas madrugadas!!!
      Bjuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  18. Oi Suzi, hoje fazem 32 dias que fiz a bariátrica, já voltei a trabalhar, a minha alimentação está sendo de consistência mais grossinha, pois ainda engasgo quando tento mastigar algo, mas no mais está tudo bem. Eu só queria queria tirar uma dúvida com vc, como é preparada a tua alimentação? O feijão por exemplo, vc utilizar o que para temperar? Porque estou morrendo de vontade de tomar pelo menos um caldinho de feijão gostosinho, mas com esse temperos restritos fica impossível de comer. Minha nutri não me passou nenhuma proteína para beber, só passou aqueles comprimidos de centrum, mas eu acho que se eu pudesse tomar alguma coisa assim me ajudaria muito pq não aguento mais meus alimentos.
    Bjs e boa recuperação.
    Obs: Eu já eliminei 11 KG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreia. Parabéns pela perda de peso, isso é uma felicidade imensa né?
      Meu feijão é feito com cebola, alho, orégano, temperinho verde, pode colocar manjericão, louro, caldo de carne natural, enfim, qualquer tipo de tempero que não seja industrializado, como caldos em tabletes, nem gordura de espécie alguma.
      Eu ainda estou na fase pastosa, ou seja, tenho que liquidificar todos os alimentos, mas eles podem ser temperados, desde que sejam triturados, então dá pra comer quase tudo, com exceção de frituras, gorduras, doces e líquidos com álcool ou gás.
      Quanto a proteína eu uso whey protein, que é em pó e se mistura no leite, água, vitaminas, mas isso não deve ser usado sem orientação de sua médica, você pode talvez perguntar a ela se poderia ingerir, porque o centrum não tem proteínas.
      Nunca faça nada sem pedir permissão pra sua médica, mas pergunte pra ela, porque as vezes há coisas que podemos comer, mas na consulta a gente fica tão nervoso que esquece de perguntar.
      Bjuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  19. OI SUZIANE ,HOJE FAZ 4DIAS QUE FIZ A MINHA BARIATRICA O SEU BLOG TEM AJUDADO-ME MUITO ANTES E COM CERTEZA AGORA.ESPERO CONSEGUIR OS MESMOS RESULTADOS QUE VOCE.HÁ MORO EM FORTALEZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denya, tudo bem?
      Fiquei feliz demais em saber que meu blog te ajuda de alguma forma.
      Comcerteza vc vai conseguir ótimos resultados e eu vou estar aqui torcendo muito por vc.
      Obrigada pelo carinho.
      Bjuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  20. Flor amei seu blog! Sensacional... Dê uma visitinha no meu: De levada para sleevada bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, fico feliz que tenha gostado.
      Estou passando lá no seu blog agora, vai ser um prazer trocar figurinhas com vc.
      Bjuuuuuuuuuus.

      Excluir
  21. Flor amei seu blog! Sensacional... Dê uma visitinha no meu: De levada para sleevada bjo

    ResponderExcluir
  22. Ola Suziane!
    Amei seu blog!
    Estou com 10 dias de bariatrica e a minha nutricionista me passou a dieta apos 15 dias e eu vou poder comer arroz papa,mingau de aveia,carne,peixe e frango desfiado,carne moida e pures...mas estou achando muito cedo para comer tudo isso...com quantos dias vc comeu tudo isso que citei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra.
      Em primeiro lugar agradeço pela visita e pelo comentário aqui no meu blog.
      Fico feliz que vc tenha gostado.

      Olha, com 15 dias eu entrei na dieta pastosa.
      Eu podia comer arroz papa também, mas as carnes não podiam ser só desfiadas, tinham que ser liquidificadas.
      Até mesmo a batata não podia ser apenas amassada, tinha que passar no liquidificador.
      A única carne que eu podia comer só amassada era o atum em lata light. Esse sim, por ser em lata, se desmanchava, e aí eu podia apenas amassar ele bem e comer assim.
      O restante das carnes só no liquidificador, sem deixar nenhum pedaço sólido.
      Eu comi muita papinha nestlé nessa época, pq eu tinha um pouco de nojo da carne no liquidificador.
      Se vc olhar a foto que tem nesse post vai ver minha primeira comida da dieta pastosa, que foi justamente com 15 dias.
      Pode ver que não é apenas amassado, é tudo muito bem triturado.

      Espero ter ajudado.
      Bjuuuuuuus.

      Excluir
  23. Estou na liquida ainda, falta 7 dias para pastosa kkkk, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois da líquida tudo anda bem, a pior fase é essa.
      Espero que dê tudo certo.
      Bjuuuuuuus.

      Excluir
  24. Oii, nossa como sua dieta ta rapida! Eu ja tenho 26 dias de cirurgia e ainda estou no liquido (mas como pure de batata que eu adoro de 1 a 3 colheres) e ja acho mto ... ainda essa semana entro de vez na dieta semi pastosa, ainda tenho q falar com o medico primeiro ... quantos quilos ja perdeu ?

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Maria, fiz a bariátrica dia 08/10/2015 tive alta dia 10/10 passei mal com muita ânsia de vômito, enjoos e dor no estômago, tudo melhorou no dia doze hoje estou bem, tirando o intestino preso o resto esta tudo bem.

    ResponderExcluir
  26. Começou a pastosa quando querida ? Ou seja fez quantos dias de liquida?/ Obrigada

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita, mas ficarei mais feliz ainda se você deixar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...