quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Reganho de peso

suziane burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade depressão
Oi gente.
Quero agradecer pelo carinho, visitas e comentários no blog, estou muito feliz que vocês estão gostando. Confesso que eu também estou achando bem legal escrever aqui as coisas que tem acontecido.
Hoje não tenho nenhuma novidade sobre os acontecimentos, até porque agora novidade mesmo eu vou ter só dia 25/10, que é quando vou em um grupo que a psicóloga faz com operados e futuros operados. Até lá é só esperar mesmo.
Mas resolvi falar sobre reganho de peso, porque é uma das coisas que mais me perguntam no e-mail, e é sobre o que eu mais tenho lido.
Gente, é incrível, mas incrível mesmo o número de pessoas que engordam novamente depois de um certo tempo de cirurgia!!! As pessoas emagrecem por um tempo, mas depois começam a engordar de novo se não tomarem os devidos cuidados, isso é muito sério gente.
Precisamos ficar MUITO ATENTOS, eu tenho lido demais, muitos depoimentos, muitos artigos médicos, e todos são unânimes em dizer que é MUITO FÁCIL engordar, basta baixar a guarda e pronto.
E aí é como o meu médico disse na palestra multidisciplinar que eu assisti: se isso acontecer você estará com dois problemas, o da obesidade outra vez e mais os possíveis problemas causados pela cirurgia. Isso NÃO PODE ACONTECER.
Percebi que muitas pessoas fizeram essa cirurgia com muito pouca informação de como deveriam agir no pós operatório. Isso é muito ruim, o primeiro passo para a cirurgia é buscar muita informação, o máximo possível. Escolher uma ótima equipe é o segundo passo, é preciso ter o acompanhamento de uma equipe séria, um médico que te oriente bem e explique claramente que a cirurgia NÃO É UM MILAGRE!!!
Depois de operados temos que continuar consultando com o psicólogo, com a nutricionista e com o médico que operou, e o mais importante: FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS.
No início você será liberado apenas para caminhadas, e só depois de alguns meses o médico vai te liberar para outros tipos de exercícios, e aí tem que ter o acompanhamento de um especialista da área da educação física que vai te orientar na prática de exercícios.
Tenho percebido pelas leituras que só caminhadas não serão suficientes, você precisará adquirir massa magra que vai perder nos primeiros meses, e isso é muito importante. Pra isso você terá que fazer outros exercícios, que eu ainda não posso dizer quais são porque não cheguei nessa fase, mas estou me baseando no que tenho lido e no que meus médicos me dizem.
Gente, assim, quem fez a cirurgia achando que não engordaria de novo e acabou engordando não teve essa chance que nós estamos tendo, de fazer conscientes de que se não cuidarmos poderemos engordar. Então vamos nos aproveitar dessa informação para não cometermos o mesmo erro. Vamos já para a cirurgia com a consciência de que ela é uma arma para mudarmos de vida, e mudar de vida é começar pela cabeça. Temos que deixar de ter uma mente obesa, caso contrário não vamos conseguir nos manter no peso que queremos.
Estou bem preocupada com o reganho, por isso passei aqui pra falar isso. 
Um forte abraço para todos que estão me acompanhando. Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

7 comentários:

  1. Como assim reganho? Eu já sei que os operados ganham um pouco de peso depois de 2 anos, mas JAMAIS o qeu ela tinha antes da cirurgia não é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa, você está enganada. As pessoas ganham sim todo o peso que tinham e podem ganhar até mais se não se cuidarem e não seguirem as orientações médicas!!! Como já foi dito muitas vezes a cirurgia não é uma MÁGICA, você vai ter que fazer dieta e exercícios para o resto da vida. Sugiro que você leia mais sobre o assunto e se informe com médicos especialistas, vá nas palestras que esses médicos dão, porque lá você tará informações oficiais e corretas. Não faça nada sem ter certeza dos riscos que você terá no futuro.

      Excluir
  2. oi kerida.j[a estou em casa.ainda n sei o qto emagreci,ms jah me sinto bem + magra,acredita?Estou fazendo 10 dias de gastro hoje,posso te dzer sinceramente q dói muuuuuuuuuuuuuuuito!Sei q dah p engordar d nvo,ms te confesso q n estava assim tão preocupada.sabe qdo parece q nunca vai acontecer c vc?estava me senindo assim.só q lendo isso fiquei um pouco assustada.vc tem tda razão,isso eh mto sério e pode acontecer c qquer pessoa,ateh cmgo.to me sentindo mto fraca ainda,ms sempre q posso tenho lido sobre operados,descobri q meus perrengues são os mesmo de mta gente por aí.sorte kerida,e segue lendo,eh mto imoportante estar bem informada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nataly. Eu acredito sim que você já se sinta mais magra, e deve estar, porque está tomando só líquidos né?
      Parabéns, o que mais importa é o astral, e você me parece estar muito feliz e otimista.
      Temos que pensar sim no perigo do reganho, isso não vai acontecer com você nem comigo desde que sejamos disciplinadas, e isso vamos ser né?
      Continue aparecendo por aqui, dando notícias, assim que pesar me diz como está, estou torcendo muito por você!!!

      Excluir
  3. É isso mesmo Isac, e como eu disse antes, temos que usar essa informação a nosso favor. Sabendo que é possível vamos evitar ainda mais!!!

    ResponderExcluir
  4. teria sido importante se eu estivesse me informado tanto assim.imaginando q nunca engordaria mais eu relaxei e acabei delatando meu estomago outra vez.hoje leio muito sobre isso só q na ancia de operar logo não me informei o suficiente.mesmo assim estou recomeçando do zero e vou conseguir,hoje bem mais informada de tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha Liandra, a base principal para fazer essa cirurgia é realmente a informação. Essa cirurgia é muito invasiva, vai mudar demais sua vida, e não tem volta, por isso tem que saber TODOS os prós e contra.
      Mas agora não adianta ficar reclamando do que passou, foi um erro fazer sem estar bem informada? Foi. Mas ainda há tempo de recomeçar? Há.
      Então mãos a obra, vamos recomeçar do zero, com muito exercício e com uma alimentação bem saudável.
      Se cuida amiga, qualquer coisa estamos por aqui.
      Bjuuuuuuuuuuus.

      Excluir

Fico muito feliz com sua visita, mas ficarei mais feliz ainda se você deixar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...