sexta-feira, 15 de março de 2013

Retorno ao médico para levar exames

Hoje fui ao meu cirurgião levar os resultados dos exames que a Dra. Cris (outra cirurgiã da equipe) tinha pedido.
Graças a Deus está tudo bem, realmente minhas dores eram causadas por gases. O próprio médico que realizou o exame disse que eu estava com uma quantidade considerável de gases, e que esse certamente seria o motivo das dores.
Mas é claro que eu só fiquei tranquila hoje quando falei com meu cirurgião, que aproveitou pra me examinar, e disse que com a cirurgia está tudo perfeito. Ele me liberou pra voltar à vida normal, posso dirigir, andar de moto, malhar forte, fazer até abdominais, ou seja, nenhuma restrição a partir de agora.

Agora definitivamente VIDA NORMAAAAAAAAL \o/\o/\o/

Ir no consultório significa PESAGEM né?
Pois bem, estou com 109,1kg.
Do último dia que me pesei, que foi em 7/3 foram 1,5kg OFF.
Então falando cientificamente, desde a cirurgia mandei embora pra nunca mais voltar -13,6kg.

Semana passada eu estava meio triste achando que tinha perdido pouco, mas ontem vi uma foto no face que me levou a pensar que não é tão pouco assim:

suziane burguez proença cirurgia bariatrica obesidade dieta

Fiquei imaginando essa quantidade toda de gordura é 1kg, eu já eliminei quase 16 porções dessas se eu levar em consideração que cheguei aos 125kg no pré operatório. Então não é uma coisa que se chame de pouco né? 
Agora imagina isso pro meu coração? É o mesmo que eu pegar 3 pacotes de 5kg de arroz e andar o tempo todo com eles, dormir, acordar, tomar banho, comer, caminhar, trabalhar, sempre com esses 3 pacotes de arroz. Eu mal conseguiria caminhar!!!
E de repente eu largo eles e saio caminhando por aí sem nada nas mãos. Isso seria um alívio... foi exatamente o que aconteceu.

Quero emagrecer mais, mas o que eu já perdi é muito significante pro meu coração, pro meu pulmão, eu tenho caminhado melhor, dormido melhor, respirado melhor, e eu não entendia como perdendo "tão pouco" eu poderia ter melhorado tanto! Mas a verdade é que não é assim tão pouco!!!


Falando em gordura fiz hoje um teste chamado BIOIMPEDÂNCIA e eu achei muito bom, só me arrependo de não ter feito ele antes da cirurgia. Pra quem não operou ainda recomendo que peça pro seu nutri solicitar e faça o exame, para que depois você possa comparar.

Ele te dá a quantidade de gordura corporal, a massa magra, a quantidade de água que você tem no organismo. Assim quando você emagrecer um pouco faz outro teste e vai saber exatamente quanto perdeu de gordura, de músculos ou de líquidos.

Fiquei surpresa com meu resultado, e ele nos diz com mais precisão qual é o peso que vai nos deixar saudáveis, levando em consideração nossa massa óssea, que esses cálculos de IMC nunca levam.
Pra vocês terem uma ideia pelo cálculo de IMC meu peso ideal seria 70kg, mas fazendo esse exame a médica concluiu que com 90kg eu já estarei saudável. E que com 81kg eu estarei na faixa "muito bom".
Claro que isso não impede que a gente queira perder mais peso, mas pelo menos nos diz com precisão quando estamos em um peso saudável para o corpo, e quando a gordura está em uma faixa prejudicial à saúde.

Esse exame também nos dá a taxa metabólico basal, que é a quantidade de calorias que a gente perde em repouso, se passarmos o dia sem fazer nada. A partir dai fica mais fácil sabermos quantas calorias podemos ingerir para não engordar, ou quantas devemos gastar para emagrecer.

O meu por exemplo mostrou que dos meus 109kg:
45kg são de GORDURA
45kg são de líquidos
19kg são de músculos e ossos

Então devo perder somente gordura, porque estou com a quantidade de líquidos ideal, e a massa muscular está boa.
Mas em um próximo exame, se ela perceber que eu perdi massa magra por exemplo, ela vai me dizer que estou fazendo alguma coisa errada, que devo ingerir mais proteína, trabalhar melhor a musculação, enfim, ela vai saber melhor como está indo a minha evolução.

Outra coisa que muitas vezes acontece é que a gente faz musculação o mês inteiro, e quando vamos nos pesar perdemos apenas 1kg por exemplo, e aí ficamos muito chateadas, arrasadas, com vontade de desistir. Fazendo esse exame podemos constatar que ganhamos 2kg de massa magra. Neste exemplo teríamos perdido 3kg de gordura, mas na balança aparece só 1 justamente por causa dos outros 2 que aumentamos de massa magra!!!
Por isso acho tão legal a gente fazer esse exame.


Bom gente, agradeço a todos pela preocupação que tiveram comigo nesse tempo que fiquei esperando o resultado dos exames, fico feliz demais em saber que posso contar com vocês.
Um ótimo final de semana a todos.
Bjuuuuuuuuuuuuus.

37 comentários:

  1. Que bom q não era nada grave... Me alegro... Malditos gases rsrsrs!!!

    Adorei esse tal exame, o problema vai ser eu descobrir por aqui como se chama (moro fora do país) mas darei um jeito... Parece importante e muito util...
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, você mora em Israel né?
      Mas pergunta pra algum nutricionista, eles devem saber o nome que chama aí.
      É bem útil mesmo, não tanto no primeiro, mas os outros depois pra comparar.
      Bjuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  2. Amiga,que ótimo saber que esta tudo bem!
    Eu fiz bioimpedância antes da cirurgia (e ja tinha feito outras vezes na vida tbm). Só que a que eu fiz antes, foi por livre espontanea pressao. É que nosso endocrino, pra dar o laudo exigiu que pa´gassemos uma bioimpedancia pra ele. Porém, era aquela feita por uma balança, e que por sinal estava maluca.Mostrou eu e Angel com 4kg a mais do que estávamos pesando realmente (tinhamos pesado no dia anterior,e pesamos qdo chegamos de la do consultorio dele). Então,nao valeu muito. Mas vou procurar fazer outro sim. Realmente é ótimo pra gente acompanhar o que de fato ta acontecendo com a gente.
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então essa não valeu amiga, faz outra rapidinho, pq se demorar mais um pouco nem vai precisar mais, já vai estar magérrima, yuhuuuuuuuuuuuuuuuuul \o/
      Bjuuuuuuuuuus.

      Excluir
  3. Coisa boa ver a balança cada vez descendo mais o peso da gente né, nem te estresa com a quantia de peso q vc ta perdendo porque operei com quase o mesmo peso q vc e vc esta perdendo bem mais que eu nessa fase, vc vai conseguir eliminar tudo no tempo certissimo.
    Obrigada pelo comentario la do rosto de bolacha, acho q vou ter que trabalhar com minha psico mais sobre a auto imagem.
    bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber isso amiga, porque eu me angustio mesmo com o fato de achar que to emagrecendo pouco, mas ao ler coisas assim me tranquilizo um pouco.
      Quanto ao rosto é melhor trabalhar com a psicóloga mesmo, porque acredite em mim, tu tá show de bola, e tá muito diferente!!!
      Bjuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  4. Fiquei hiper impressionada com esta imagem!!! Mas realmente este negócio de perder quilos é bem relativo... a final deixar de perder alguns quilos e ganhar massa magra compensa muito mais ;D

    Beijinhos ;-)
    <3 kiwizero.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ganhar massa magra significa trocar gordura por músculo, e isso é muito bom até pra continuar emagrecendo, porque a gente acaba gastando mais calorias quando está parado. Temos que levar isso em consideração antes de nos desesperarmos por não perder tanto peso assim na balança.
      Bjuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  5. parabens fico feliz que você!!!!! muito sucesso sempre beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom saber que eram apenas gases né =)
    Que bom ... e que pesinho lindo hein, cada dia mais magrinha!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, fico feliz demais com isso :)
      Quanta felicidade ouvir essa palavra "magrinha" relacionando-se a mim!!!
      Lindo isso amiga.
      Bjuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  7. Nossa Amor quanta alegria pra mim ver você tão feliz assim. Como sempre digo: "sua felicidade minha felicidade". Tá ficando ainda mais gatinha hein...... Já posso chamar você de minha magricelinha!!!! Muito útil sua postagem. Sou meio suspeito pra falar, mas é muito bom esse personal que está fazendo com que você emagreça com saúde, assim como sua equipe médica. kkkkkk... Você é super minha mulekinha linda!!!! Ty amu!!! BJKS BM FOFINHAS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah amor, tu não vale, porque mesmo eu estando um hipopótamo tu sempre me chamou de linda, hhehhhehehehehehehe. Quem fala com o coração não conta.
      Agora quanto ao personal é lógico que ia dar bons resultados, contratei o melhor da cidade :)
      Te amo, bjuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  8. Que bom que está tudo ok com vc. Seu emagrecimento está ótimo.
    Parabéns.Nunca fiz bioimpedância, mas acho boa ideia.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga.
      É legal sim, sempre é bom fazer esse exame, mesmo pra quem já está magro, que já atingiu a meta.
      Bjuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  9. Minha amiga eu fiz esse exame ele é exelente faco ele bem antes da cirurgia. Eu tbm tenho um post falando dele. Amiga tenha um otimo domingo bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc fez ele antes, então vc pode verificar se está ganhando massa magra.
      Uma ótima semana pra você.
      Bjuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  10. Que bom que é só gases.. Minha nutri disse que na segunda quinzena não devemos tomar caldo de feijão por conta dos gases.. Vc tomou?
    Sobre a perda de peso RELAXA mulher... Vc vai perder e logo comprar roupas e tudo mais..
    Beijocas no <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa menina, eu tomei caldo de feijão todos os dias na segunda quinzena.
      Na primeira sim eu não tomei, mas depois não faltou nenhum dia. Ela não me falou isso...
      Pois é, tenho que relaxar mesmo, tô precisando.
      Bjuuuuuuuuus.

      Excluir
  11. achei seu cantinho, vou te acompanhar...
    bjinhos e tenho uma ótima e abençoada semana...
    www.lupinheirorj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Suzy
    meu endócrino pediu esse exame antes de dar o laudo
    eu achei meio balela, pq era na clinica dele e o convenio não cobria
    achei meio carinho 100 reais pra fazer isso
    mas enfim!
    Vc ta emagrecendo é isso que importa!
    Bjooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é interessante mesmo.
      No meu caso nenhum médico pediu, mas no grupo que frequento comentei que ando perdendo pouco peso e elas me indicaram esse exame, porque as vezes a gente pensa que não está emagrecendo, mas na verdade está trocando gordura por massa magra, e isso é ótimo.
      Então decidi fazer. Paguei R$ 70,00 por aqui.
      Bjuuuuuuuuuus.

      Excluir
  13. é...de fato perder 1 kg é bastante gordura eliminada do corpo...Mas a gente sempre quer mais né???

    Fazer o que??!!kkkk
    Agora me diz se não é mt bom voltar a vida normal né???kkké MARA!

    bJS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a gente sempre quer mais, isso é normal.
      Eu já me conformei em perder uns 4kg nesse mês, talvez nem chegue a isso :/
      Claro que eu esperava mais, mas pelo menos estou perdendo, o pior vai ser quando não perder nada, aí vou pirar mesmo.

      Excluir
  14. Olá Suziane. Obrigada pela visita ao meu blog. A cicatriz da braquioplastia é bem grande mas fica escondida na parte interna do braço. Só ficará visível se eu levantá-los. Com o tempo vai ficar apenas uma linha tênue. Agora ainda está aparente. O cirurgião utilizou um fio para dar os pontos internos que são reabsorvíveis. Ainda está um pouco inchado mas já dá para notar a diferença. Roupas sem mangas não ficam tão esquisitas. hehehe.
    Aqui em Niterói 10 seções de drenagem linfática estão por R$500,00 mas consegui com uma amiga fisioterapeuta seções de duas horas (corpo inteiro) 10 seções por R$400,00 e ainda dividido. Acho que vale a pena. Para a plástica dos braços é necessário fazer a drenagem para não ficar com calombinhos. Já fiz três seções e a cada dia estou melhor.
    Quanto aos gases que você comentou em seu post, meu médico mandou tomar luftal e passou.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que fica só um risquinho depois, mas mesmo que ficasse uma cicatriz imensa e feia eu ainda ia preferir fazer do que ficar com aquelas pelancas que não dá pra gente usar blusa sem manga.
      Uma das vantagens de ser normal de corpo é poder usar qualquer roupa, e com os braços assim não é qualquer coisa que fica bem. Até a barriga a gente pode remediar com uma cinta, coisas assim, mas nos braços não tem solução.
      Essa drenagem que vc conseguiu tá em conta mesmo, ainda mais parcelado. Foi bom saber que vou precisar fazer quando fizer a cirurgia dos braços.
      Valeu pela atenção.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  15. Suziane, quanto a perda de peso, você está dentro da normalidade. Eu também pensava que não ia emagrecer. No início eliminei 13 kg e depois foram 4 por mês, 2 e até 1. No total eliminei 37 kilos e já estou com o IMC normal. Tem vezes que da um platô, mas logo voltamos a emagrecer. Não fica angustiada que você vai chegar lá. Consegui eliminar tudo o que precisava em 10 meses. Agora vou diminuir só um pouquinho como "margem de segurança" hehehe.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu maior medo é perder muito pouco agora e depois parar de perder :(
      Vc conseguiu rápido, chegou na meta em 10 meses. Se eu conseguir chegar na minha em um ano vou estar feliz da vida.
      Também quero perder um pouco mais pra ter essa margem, e ficar cuidando sempre pra nunca aumentar muito.
      Bjuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  16. Oi Su... Ufa menina, ainda bem que eram só gases.
    Fiquei preocupada com você querida.
    Agora vida normal, foco e bola pra frente.
    Nossa que legal, tô pra fazer esse exame também, marquei para o dia 6 de abril, tenho até medo do resultado... kkkk
    Mas é por pouco tempo, se Deus quiser.
    Fique tranquila em relação ao seu peso, cada organismo reage de um jeito.
    Não se compare a ninguém, seu corpo tá respondendo à cirurgia dessa forma, então relaxa, se está fazendo tudo certinho ão tem com o que se preocupar.
    Em relação ao kinect (que vc me perguntou), hoje em dia dá pra comprar bem baratinho o xbox com o kinect, em qualquer grande loja tem e eles parcelam em várias vezes.
    Os jogos eu compro piratas mesmo, pq os originais são muito caros.
    Pago 1 real em São Paulo.
    Mas quando estou com pressa de jogar algum jogo, compro por aqui mesmo e pago 7 reais. Vale à pena!!!
    Beijo grande

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, vou dar uma pesquisada.
      Fico feliz com sua preocupação, agora é vida normal mesmo, e muita felicidade.
      Eu encuco muito com o peso, sei que tenho que deixar mais as coisas rolarem... estou me policiando pra baixar um pouco a ansiedade.
      Que bom que vc vai fazer o exame, vai ser legal quando vc refizer, vai ter como comparar. Infelizmente eu não fiz antes, não posso comparar, mas daqui a uns 3 meses vou fazer de novo pra ver minha evolução.
      Bjuuuuuuuuuus.

      Excluir
  17. Acho que essa é a parte mais difícil da cirurgia, kkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Bjuuuuuuus.

    ResponderExcluir
  18. Oi amiga td bem? obrigada por sua visita. QUe blog bonitinho o seu. Amiga, não para de roncar. Isso é pq comemos exageradamente a vida inteira e, de repente, paramos. Mas tb ele vai diminuindo e parando.. temos que insistir.. é como te rum vazio. Descobrir que tomar cha quente faz parar de roncar um pouco.. antes de dormir sabe? ou vitamina bem light pra encher... o pior pra mim tem sido as tardes... me da mais fome.. eu como mas me sinto com fome, paciência e vamos conseguir. obrigada pela visita beijo
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou do blog querida, fico muito feliz com isso.
      Eu sei bem com é o estômago quando fica roncando desse jeito, é muito chato, desesperador mesmo.
      Vamos conseguir sim, temos que ser fortes, não podemos desistir jamais.
      Eu tbm te agradeço a visita.
      Bjuuuuuuuuuus.

      Excluir
  19. Oi!

    Como você está?? Perder massa magra é realmente muito facil, principalmente quando paramos de tomar a proteina e nos exercitar.

    Fique firme. Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bem, melhorando mais a cada dia.
      Por isso que tenho feito meus exercícios regularmente, não dá pra parar, porque se relaxar um pouquinho jogamos fora tudo que conquistamos.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir

Fico muito feliz com sua visita, mas ficarei mais feliz ainda se você deixar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...