sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Bariátrica X Refrigerante


Mais uma palestra da equipe multidisciplinar


suziane avila burguez proença cirurgia bariatrica dieta obesidade refrigerante

Quarta-feira, dia 14/11 foi um dia muito especial pra mim porque é o dia do níver do meu amor!!! Sem ele eu não seria nada, agradeço a Deus o dia que colocou esse homem no meu caminho :)

Mas não foi só isso, teve também mais uma palestra da minha equipe, e apesar de estar bem informada me comprometi a ir a todas as palestras que eu puder, antes e depois de operada.

É muito importante ir sempre nesses eventos, porque há uma troca muito grande de informação, experiências, pessoas que já operaram há muito tempo, outras que acabaram de operar, a gente sempre aprende ou ensina alguma coisa. Eu tenho lido muito sobre isso, mas sempre há o que aprender.

Neste dia tomei uma decisão muito importante que eu já deveria ter tomado quando resolvi fazer a cirurgia: PARAR DE TOMAR REFRIGERANTE.
Gente, isso é muito importante e essencial, pois a gente não vai poder tomar refri após a cirurgia. Uma das coisas que eu mais queria saber antes de tomar a decisão de operar era se eu NUNCA mais poderia tomar nada com gás. A resposta é que eu teria que passar 6 meses sem nenhum gás, e que depois disso eu poderia tomar, desde que moderadamente porque o gás dilata o estomaguinho, e isso nós não queremos de jeito nenhum não é mesmo?
Minha equipe foi no XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica em Maceió.
Nesse Congresso eles reforçaram muito que a maior causa de dilatação do estomaguinho é o refrigerante.

Eu estava "preparada" para parar de vez com o refri após a cirurgia, mas por enquanto estava tomando, pois ainda nem tenho data para fazer... mas na palestra a ficha caiu!!! Se eu vou ter que parar, por que esperar a cirurgia, quando eu terei um monte de outras coisas pra me preocupar? Eu posso parar desde JÁ!
É como uma das médicas disse, fica difícil se eu deixar TUDO para o dia da cirurgia, que eu vou dormir podendo comer e beber TUDO e acordar com tantas restrições! Eu já posso operar acostumada com algumas coisas, e eu decidi naquele momento que não tomar mais refri vai ser uma delas.

Se eu vou voltar a tomar depois de 6 meses? Não sei. Minha intenção é nunca mais tomar nada com gás, mas também não vou prometer aqui nada assim tão distante porque eu não sei como vou estar até lá né?
A princípio estou disposta a não tomar mais até a cirurgia, vamos ver se eu consigo!

Mas o que fazer se eu não gosto de água?!?!?!
Tenho duas opções, ou eu tomo sucos diet ou eu faço uma água que aprendi com minha nutri e amigas gastroplastizadas, que é cortar umas rodelas de limão, ou laranja, ou maçã, ou abacaxi, enfim, a fruta que você gosta e colocar em uma jarra com água mineral SEM GÁS.
Nossa, vocês não tem ideia como fica muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito gostoso. Fica com um leve gosto da fruta, nada muito forte e você não precisa colocar adoçante nem açúcar. Muito natural e gostosérrimo!!!
Essa é a minha de laranja de hoje:


suziane avila burguez proença cirurgia bariatrica dieta obesidade água laranja

Eu adorei muito. Agora passo o dia tomando água natural com gostinho!!!
Com um limão ou uma laranja dá pra fazer uns 5 litros!!!

Por hoje é isso, me prolonguei muito né?
Um bom final de semana a todos.
Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.


42 comentários:

  1. Suziane, Eu mesmo sem ter data marcada, o que acho que ainda vai demorar um pouco, já estava pensando nisso. Até comprei umas garrafinhas de gatorade de laranja para experimentar e adorei! Posso dizer que estou "limpa" a quase um mês! Só no AdES e no gatorade, mas vou dizer: Como é difícil!
    E eu bobinha pensando que poderia substituir o refri pela agua tônica...(Snif)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsrsrss, pois é, eu também pensei que poderia tomar minha água com gás. Só que o problema é justamente esse: O GÁS.
      Ainda bem que você já parou, é muito melhor para agora do que deixar pra depois da cirurgia.
      Parabéns :)
      Bjuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
    2. tenho 4meses de cirurgia e foram 30 kg embora seu e muito legal adorei as dicas..abracos

      Excluir
    3. Legal Eva, obrigada pelo carinho.
      Apareça sempre por aqui.
      Bjuuuuus.

      Excluir
  2. Que legal Su, eu parei de tomar após a cirurgia, não me proibiram, alias nunca perguntei isso rsss, mas eu pensei, todos falam tão mal do refri, entã ja tem dois meses que n tomo, pq tomar se não sinto falta alguma???beijinhossssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você não sente falta.
      Eu não estou tomando, mas confesso que sinto muita falta sim.
      Tomara que eu consiga me manter.
      Bjuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  3. eu não tomo nada com gas,e tbm não gosto de água,acho q vou fazer isso da fruta.boa dica,se ficar bom vou usar sempre.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post.

    Eu tbm abri mão do refri antes de operar,e vejo q fiz mto bem pq como vc disse,tem mta coisa p enfrentar no pós,o negócio é adiantar tdo q der.

    Refri n tem um miligrama de benefício,n precisamos dele.

    Adorei a dica de rodela de frutas na água,ainda hoje vou fazer.

    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Paty, espero que goste da água. Dá pra variar bastante, colocar sua fruta preferida, fica uma delícia.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  5. Você não sabe como é importante essa sua decisão, sem dúvidas é muito melhor você começar as mudanças possíveis desde agora, como tirar o refri, diminuir as quantidades, eliminar as frituras e coisas do tipo, diminuir sal, aumentar quantidade de água, aliás essa dica da água com gostinho é ótima! =D

    Faça isso mesmo, é a melhor coisa para seu corpo! =D

    Ah, e você me perguntou o nome do exame, não esqueci não, só não sabia o nome, mas perguntei o exame que tira todas as medidas e % do corpo chama bioimpedância.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, tem muita coisa que dá pra eliminar agora né?
      O sal é outra coisa que eu preciso diminuir, adoro coisas muito salgadas.
      Ah,valeu pelo nome do exame.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  6. oi,eh a Hellen.
    pior q eu sou viciada e c essa bacteria tenho ficado ansiosa e como mto,e claro q tda gordice vem acompanhada de um bom refri.
    n sei oq fazer p acabar c esse vicio,mas pelo menos tenho certeza q tenho q parar.eu menti p nutri q nem tomo,mas eu tomo demais.
    aff,eu sei q isso eh o uoh,mas vou parar,prometo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não deve mentir para os médicos da equipe, pois só com a verdade eles poderão te ajudar.
      O refri você precisa eliminar de qualquer jeito, vai procurando coisas que você goste, mas que sejam sem gás, você precisa disso!!!
      A ansiedade é normal, procura fazer coisas que preencham seu tempo pra não pensar tanto nessa bactéria, ela realmente é difícil de eliminar, mas você vai conseguir.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  7. Oi Querida! Experimente chá verde tb! É muito bom e parece que a gente tá tomando "alguma coisa" sem ser água! hahaha
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huuuuuum, chá verde eu não experimentei ainda, valeu pela dica.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  8. Olá! Obrigada por passar la no meu blog... ainda ta no inicio, e eu também estou atolada de trabalhos kkkkk Mas é ótimo ter um lugar p/ falar de algo tão importante né!
    Muito interessante seu post, eu mesma nunca fui de curtir mto refrigerante... mas sempre tomo! kkkkk Acho que vou começar a diminuir tb, ainda não tenho nem data p/ cirurgia, mas pq continuar com isso né?
    Pois querida, ja estou te seguindo também! beijao ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Kamila, se você toma é bom começar a parar.
      Eu não sou completamente viciada sabe? Mas tomo bastante. Eu achava que depois da cirurgia eu poderia tomar refri zero, mas o problema não é o açúcar e sim o gás.
      O refri não tem nadinha de vitamina, só faz mal, e depois de operadas vamos precisar priorizar coisas que nos alimentem!!!
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  9. Eu permaneço em constante discussão com Juan por causa dos refrigerantes.
    Ele acorda e antes mesmo de ir ao banheiro vai na geladeira de toma um copo bem gelado e cheio de coca-cola.
    Muitas vezes compramos outros tipos de refrigerantes, mas ele não abre mão da coca-cola. Se ele vier a fazer a cirurgia vai ser uma barra livrá-lo desse mal.
    Gostei dessa dica da água com frutas até pra nós. Eu tomo água natural, mas vou experimentar essa com sabor!
    VocÊ faz muito bem em largar desse vício desde agora, tem que ter muita força de vontade, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Heloísa.
      Olha, é melhor você não comprar mais refrigerante, se não tiver em casa facilita muito.
      Em minha casa não estamos mais comprando, assim tenho que resistir à tentação só quando estou fora, o que já facilita bem mais.
      Não deixe ele tomar refri assim em jejum, isso faz um mal danado!!!
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  10. Suzi, tu tens toda razão. Realmente temos que ir nos acostumando com as coisas ANTES da cirurgia, porque ela por si só é um trauma.
    Eu nunca mais tomei nada com gás, embora já pudesse fazê-lo. É como disseste, o gás dilata a bolsa gástrica, e se isso acontecer voltaremos a sentir fome e comer do mesmo jeito.
    Parabéns pelo post e pela atitude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é nisso que eu penso. Mesmo quando for liberada pra tomar coisas com gás tenho medo de dilatar o estomaguinho, por isso não quero tomar mais.
      Se não traz nenhum benefício melhor manter longe né?
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  11. Oi Su, é a Jéssica de Curitiba.
    Fiz o que a Beatriz sugeriu e levei meu contrato no procon pra analise.
    Vai que do nada dá alguma coisa?
    Mas bah tche (como vocês dizem) não vai ser moleza deixar de tomar refri.Vicinho danado esse.
    Por enquanto não larguei,mas se acaso sair minha liberação quem sabe?
    Beijos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, você faz bem em procurar seus direitos.
      O refri é uma coisa mesmo, difícil de largar.
      Ah, adorei o termo gaúcho, mas bah tchê, kkkkkkkkkkkkkkkk.
      Quando tiver novidades nos conta.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  12. O platô é normal, passa logo. O corpo dá uma freada no emagrecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa, ainda bem que passa logo, eu fico com medo de parar de emagrecer e começar a comer por ansiedade.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  13. Oi Suzi,é a Cleusa de Santa Maria. Eu não tenho costume de tomar refrigerante, tomo mta água com gás, isso pode?
    Ainda não recebi resposta do ultimo e-mail.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de responder seu e-mail.
      Poder até pode, mas não deve. O problema é que o gás dilata o seu novo estômago e com isso você passa a conseguir comer bastante de novo, consequentemente engorda.
      Tem que cuidar isso viu? Não tem nenhuma vitamina no refri, ele não te traz nenhum benefício, não vale a pena manter uma coisa assim em sua dieta, visto que a partir da cirurgia o que importá é se alimentar o melhor possível!!!
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  14. ISSO É MESMO MUITO SACRIFICANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é mesmo.
      Sempre tem alguém tomando refri, e na tv eles fazem muitos comerciais, e dá muita vontade.
      Mas quem quer fazer essa cirurgia sabe que vai precisar de muita força de vontade e sacrifícios.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  15. oi querida, não sou d tomar refri, mais qdo dá aquela vontade coloco um dedinho pra tirar a vontade e já era, mas normalmente tomo sucos, mais é uma escolha diaria se não tomar melhor ainda, refri só faz mal a saúde, consevantes, sódio , açucar e gaz, t q faz mal unido em um só copo.

    força vc consegue , boa semana pra ti bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem os sucos também.
      Essa sua ideia de tomar só um dedinho é boa, pelo menos passa a vontade e a gente não se entope de refri né?
      Valeu pela dica.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  16. Uau, 3 a 4 litros de água é muita coisa pra quem está com estômago tão pequeno. Que bom que você consegue tudo isso!!!

    ResponderExcluir
  17. Ótima dica da água tenho tanta dificuldade de beber...
    To te acompanhado nessas luta!

    Refrigerante blebleeeee rsrsrs bjsssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, preciso mesmo de pessoas me apoiando, pois assim fica mais fácil.
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  18. OI adorei seu blog.
    Também tomei essa decisão quando operei, refrigerante nunca mais...Eu era viciada.
    www.nasceumaborboleta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liliane.
      Se você era viciada deve ter sido bem mais difícil largar do refri né?
      Eu não chego a ser viciada, mas tomava bastante.
      Por enquanto estou aguentando bem, mas hoje não chega a fazer uma semana que parei... vamos ver no que dá!!!
      Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

      Excluir
  19. Pois é Isac, varia sim. Ontem confirmei com minha psico, o meu estomaguinho vai ficar com cerca de 200 ml.
    No começo vou ingerir líquidos de 20 em 20, depois passo pra 50 até que fique com 200 ml.
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  20. Não tomo refrigerante há quase 5 meses !!! As vezes dar vontade de tomar quando vejo alguém tomando ... mas, então lembro do tanto que faz mal é desisto !!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, já fazem 5 meses e você ainda tem vontade?
      Será que um dia essa vontade passa?
      Ai meu Deus, tomara que sim, eu estou fazendo uma semana hoje e tô doidinha de vontade de tomar um refri beeeeeem gelado com muito gás!!!

      Excluir
  21. Você é super especial pra mim minha linda. Obrigado pelo carinho e atenção mesmo nesta fase tão tensa e corrida, sem palavras por tanta felicidade proporcionada. AMO VC SEMPRE, SEMPRE MINHA GATINHA LINDA!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lei do retorno.
      Ganho tanto carinho e atenção, só poderia responder com muito carinho e atenção...
      Bjuuuuuuuuuuuuuus, te amo meu amor.

      Excluir

Fico muito feliz com sua visita, mas ficarei mais feliz ainda se você deixar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...