Ele é magrinho, tem 3 anos, e foi brincar com um menino de uns 4 que já é obeso. A mãe, e a irmã bem mais velha do que o menino, estavam ajudando as crianças a alcançarem no brinquedo de se pendurar, e tinham que levantá-los do chão para que eles conseguissem segurar no brinquedo. Elas ficavam toda hora dizendo ao menino que ele era muito gordo, e que conseguiam levantar o Dudu por ele ser magro. Ou seja, a própria família do menino já começa a traumatizá-lo por causa do peso. Houve um momento em que o menino olhou pra mãe e chamou ela de gorda, e o Dudu veio correndo com cara de apavorado pra mim e disse: "dinda, ele chamou a mãe dele de gorda". Eu respondi a ele que isso era muito feio, e ele voltou ao brinquedo com a inocência de uma criança que ainda não sabe o poder das palavras...
O que quero dizer aqui é que a mãe do menino não era pra chamá-lo de gordo, e sim como mãe tratar de dar alimentos mais saudáveis a ele para que ele não seja um adulto obeso e traumatizado, que certamente será. Se alguém fizer isso com ele na escola ela vai dizer que é bullying, mas o bullying começou dentro de casa!!!
Eu nem havia me dado conta disso.
ResponderExcluirMeu filho também é gordo, e o chamamos assim desde pequeno.
Hoje com 14 anos o apelido dele é gordo, porque quando era bebê todos o chamavam assim, e era bonitinho.
Nunca pensei que pudesse se tratar de bullying, uma vez que não é dito em caráter ofensivo. Entendi o que você quis dizer, que mesmo não caracterizando-se como bullying, marca a criança.
Sempre brincamos com ele que não vai sobrar comida, há de se fazer mais quando ele está, chamamos de papa-tudo, essas coisas.
Essa história de estar vendo a obesidade como doença está mexendo comigo, li algo em outro post seu, onde dizia que jamais chamamos as pessoas com outras doenças pelo nome da doença, como cÂncer, hipertensão, diabetes, e o obeso é chamado de gordo.
Isso me fez pensar muito...
Nossa Heloisa, tenta mudar isso. Se ele ainda não se sente mal, com certeza vai começar a sentir logo logo.
ExcluirPor muitos anos os obesos foram tachados de relaxados, todo mundo sempre achou que só era gordo quem queria ser, e que os gordos comem como animais insanos. Não é assim, hoje sabemos que na maioria das vezes um gordo come muito menos que um magro.
Tenta falar com a família, achar um outro apelido pra ele, ou chamá-lo pelo nome mesmo, afinal de contas o nome da pessoa foi feito pra isso né?
OI
ResponderExcluirConheci seu blog hoje e já estou seguindo.
Operei com 122kg e sei bem como é essa sensação.
Bjuss e boa sorte pra vc
Oi Jackie, obrigada pela visita e pelo carinho.
ExcluirÉ muito bom saber que existem muitas pessoas na minha situação que operaram e hoje vivem uma nova vida. Isso me dá um ânimo muito grande.
Já estou te seguindo também, espero você por aqui mais vezes.
Bjuuuuuuuuuuuuuuus.
É muito importante que os adultos tenham consciência para que possam educar as crianças e só assim começar a reverter este preocupante quadro em relação a obesidade. Amo muito minha gatinha linda!!!
ResponderExcluirValeu amor. Também te amo.
ExcluirQuem convive com esse problema sabe bem que os traumas causados são grandes.
Parabéns pelo post. Exatamente isso!
ResponderExcluirA conscientização de que a obesidade é uma doença deveria vir de casa, mas ao contrário disso, é em casa que os traumas começam.
Isso que narraste é um verdadeiro absurdo, pois como disseste, não interessa se a intenção não era pejorativa, importa que não se brinca com uma doença, e sim cuida-se e trata-se dela.
Exatamente.
Excluirem países desenvolvidos os pais são processados e podem até perder a guarda dos filhos se eles forem muito obesos, porque é obrigação dos pais cuidar da saúde dos filhos. Imagina se além de não cuidar a pessoa ainda caçoar da doença?
Olá querida, bom dia...
ResponderExcluirObrigada por ter ido no meu cantinho.
Já linkei seu blog e estou te seguindo tbm.
bjos no ♥
Oi Débora.
ExcluirEu que agradeço pelo carinho.
Vou ficar sempre ligadinha no teu blog para saber das novidades.
Bjuuuuuuuuuus.
É verdade, bem comum mesmo.
ResponderExcluirIsso é uma mentalidade que deveria acabar.
Todo esse cuidado e amparo deveriam vir mesmo de casa! Infelizmente, as pessoas estão cada dia com mais informação, porém sem utiilizá-las para nada!!! Muito bom seu post!!! Um bjo
ResponderExcluirQue bom que gostou Rachel, agradeço também pela visita.
ExcluirRealmente ainda há muita coisa para mudar.
Bjuuuuuuuuuuuuuuuuus.
olá amiga, acredito que vc tenha escolhido um ótimo caminho, seguir e ler os blogs nos prepara para esta nova etapa da vida, eu mesmo estou com problemas no sangue, mais já sabia que isso poderia acontecer, estou com pedra na vesícula, mais ja sabia que isso poderia acontecer, tudo porque fiz a mesma escolha que vc, fico agradecida por me seguir, estou te seguindo tambem e vou te lincar com certeza....vai dar tudo certo...beijos
ResponderExcluirMuito obrigada pelo carinho, pela visita e pelo link.
ExcluirEu também estou com problema na vesícula, e isso que nem operei ainda. O mais importante é termos consciência de todos os riscos que vamos correr.
Você está muito linda, parabéns.
Volte sempre aqui, bjuuuuuuuuuuuuuuuus.
ISSO É VERDADE, GORDO SOFRE COM GOZAÇÃO SEMPRE. AS PESSOAS FALAM AS COISAS SEM PENSAR NAS CONSEQUENCIAS.
ResponderExcluirÉ isso mesmo, as pessoas não pensam no dano que podem causar com esses apelidinhos e brincadeiras de mau gosto.
Excluirobrigado pela visita...teu cantinho e muito lindo estamos em uma luta nemais vai da tudo certo e so a gente te feque tu do da certo.vou deixa meu email do face e ana-vieira27@hotmail.com
ResponderExcluirMuito obrigada Ana. Você tem razão, temos mesmo que ter fé. Espero sim que tudo dê certo. Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.
ExcluirExcelente post minha linda! E real, a casa do obeso, que deveria ser o primeiro lugar onde ele encontraria segurança passa a ser o primeiro lugar, onde começa a sentir-se discriminado. Triste, mas é o que acontece. Fiquei feliz em ver que em relação à cinco anos atrás, você amadureceu a ideia, e agora vai operar consciente. Disso depende o sucesso a longo prazo que você terá!!! Bjos flor! bom feriado!!
ResponderExcluirQuanta honra Lu. Mesmo com a correria do lançamento do livro você ainda arranja tempo pra passar por aqui e me dar ânimo. Por isso você prova a todo momento que deseja mesmo ajudar as pessoas.
ExcluirObrigada, bjuuuuuuuuuuuuuuuus.
oi eu sou o mateus e axo isso pecimo. em minha casa vivem com piadas de gordo comigo e eu choro muinto mas ninguem da bola pros meus sentimentos,isso e muinto triste.
ResponderExcluirIsso é muito triste Mateus, eu imagino como você se sente.
ExcluirVocê já tentou conversar com sua família sobre o assunto? Não quando eles te falarem e você estiver triste, mas assim em um outro momento, chamar e dizer que você precisa falar uma coisa muito séria e expor teus sentimentos?
Acho que vale a pena tentar viu?
Passa sempre que quiser por aqui.
Olá.
ResponderExcluirAdorei seu blog,claro que terá um espaço todo especial no Portal Teia.
Pode pedir divulgação quando quiser.
Até mais
Puxa vida, valeu mesmo, estarei sempre visitando o Portal para saber das novidades, porque adorei o site, e até peguei umas dicas lá para blogueiros iniciantes, hehehehehehehe.
ExcluirPost bom hein, o pior é que se trata da mais pura vdd, beijinhossss
ResponderExcluirValeu Rosi.
ExcluirInfelizmente isso acontece sim, e muito!!!
Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.
Oi Suzy!!! Visita feita e blog na minha listinha!!
ResponderExcluirObrigada pelo carinho e concordo contigo sobre a mãe ser a responsável pela alimentação e saude do pequeno. É das mãos dela que 'saem' os alimentos que o engordam, portanto é dela que deveria partir os exemplos corretos. Agora tudo é 'festa' mas daqui a um tempo será ela a responsável por ele ser mais um na estatística da obesidade ou nas filas da bariátrica.
Bjssss guria.
Bah, valeu Leca.
ExcluirMuito obrigada pela força.
Vou passar sempre lá pra saber como tu tá hein?
Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.
Obrigada, volte sempre que quiser.
ResponderExcluirSem palavras pra agradecer, valeu mesmo.
ResponderExcluirInfelizmente Suzanie, a grande maioria das mães hoje em dia~, não sabem mais educar seus filhos..o exemplo você acabou de citar um. Parabéns pelo seu blog e já estou te seguindo. Abraços. Sandra
ResponderExcluirObrigada Sandra.
ExcluirRealmente o exemplo de respeito deve vir de casa, se os pais não ensinam quem irá ensinar?
oi suziane adorei a sua visita e pode deixar que eu vou colocar seu blog nas visitas uma otima semana bjs
ResponderExcluirOi Luciane, obrigada pela visita.
ExcluirPassa por aqui sempre que puder.
Bjuuuuuuuuuuuuuus.
Olá!
ResponderExcluirAchei seu blog através de um outro!!
Tá bem atrativo!
Vamos trocar informações??
Passa na minha casinha virtual: anpsant82.blogpost.com.br
Bjão
Oi Ana, que bom que gostou do blog.
ExcluirJá estou te seguindo também viu?
Vamos sim trocar informações, é o que mais estou precisando neste momento.
Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuus.
Oi Suzie, boa sorte na sua caminhada!!
ResponderExcluirÉ muito angustiante, parece que nossa vez nunca vai chegar, mas o tempo passa rápido e quando você menos esperar vai estar comemorando os bons resultados.
Beijos
Pois é, parece que nunca vai chegar.
ExcluirO mês de outubro mesmo foi o mais longo da minha vida.
Obrigada pela torcida.
Bjuuuuuuuuuuuuuuuus.
Minha linda!! Acho que a forma mais rápida pra você ter o livro é comprando comigo, pois chega na sexta ou segunda e coloco no correio pra vc no mesmo dia! Pra saber quanto fica o frete, preciso que me mande seu endereço no email para eu cotar e te dizer!!Na livraria saraiva online e no site da editora também já pode comprar, porém acho que é mais demorado, pois estão pedindo até 20 dias para a entrega! Qualquer coisa meu email é luthfernandes@yahoo.com.br, me avise que olho quanto fica amanhã e te falo viu!! Bjo grande flor!!!!
ResponderExcluirTá bem Lu, to te mandando um e-mail agora. bjuuuuuuuuuuus.
ExcluirSuzi, eu concordo. Começa dentro de casa! É muito mais fácil apontar e se omitir a buscar um tratamento desde cedo para famílias desestruturadas. Não tem como esperar de uma pessoa que chama o filho pequeno de gordo que essa criatura tenha o mínimo bom senso do que pode estar causando. É incrível mas sabemos que disso temos aos montes né?? - Adorei seu blog, bem objetivo.
ResponderExcluirJá estou seguindo inclusive viu?? : )
Beijos lindona!
Obrigada Ju.
ExcluirFiquei toda boba com seu elogio, dizendo que achou meu blog bem objetivo :)
Infelizmente sabemos que tem muitas pessoas assim por aí, então não temos que nos importar com essas pessoas, e sim com as que querem realmente ajudar, assim como você e outros tantos fazem em seu blog.
Te espero por aqui mais vezes.
Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuus.