PÁGINAS

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bullying começa em casa


suziane avila burguez proença cirurgia bariatrica dieta obesidade bullying
Sábado eu estava na pracinha com meu afilhado Dudu.
Ele é magrinho, tem 3 anos, e foi brincar com um menino de uns 4 que já é obeso. A mãe, e a irmã bem mais velha do que o  menino, estavam ajudando as crianças a alcançarem no brinquedo de se pendurar, e tinham que levantá-los do chão para que eles conseguissem segurar no brinquedo. Elas ficavam toda hora dizendo ao menino que ele era muito gordo, e que conseguiam levantar o Dudu por ele ser magro. Ou seja, a própria família do menino já começa a traumatizá-lo por causa do peso. Houve um momento em que o menino olhou pra mãe e chamou ela de gorda, e o Dudu veio correndo com cara de apavorado pra mim e disse: "dinda, ele chamou a mãe dele de gorda". Eu respondi a ele que isso era muito feio, e ele voltou ao brinquedo com a inocência de uma criança que ainda não sabe o poder das palavras...

O que quero dizer aqui é que a mãe do menino não era pra chamá-lo de gordo, e sim como mãe tratar de dar alimentos mais saudáveis a ele para que ele não seja um adulto obeso e traumatizado, que certamente será. Se alguém fizer isso com ele na escola ela vai dizer que é bullying, mas o bullying começou dentro de casa!!!


domingo, 28 de outubro de 2012

Momento deprê...estou com 122Kg

Meu dia foi horrível hoje!!!
Acordei irritada, achei que ia melhorar, mas só fui piorando.
Acho que esse mês tá comprido demais, custando muito a passar, e eu que venho controlando melhor minha ansiedade estou começando a cansar de todo esse auto controle!!!
Puxa vida, que saco, passa dia e passa dia e a gente nunca mais vai sair de outubro?
Pra piorar tudo ainda tive um probleminha em casa. Se eu contasse aqui talvez 99% dos meus amigos diriam que é exagero meu, ou que eu sou fresca, mas sei lá, tem coisas que a gente não consegue explicar, e sente de uma forma mais intensa que outras, e eu não vou aqui querer contar meus motivos porque é uma longa história, mas o fato é que esse probleminha doméstico me deixou bem pior do que eu já estava.
suziane burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade depressão
Me senti muito angustiada, até com ardência no peito. Fiquei inquieta, caminhei de um lado para o outro, senti muita vontade de chorar, muuuuuuuita fome, vontade de comer doce, que eu já não vinha sentindo há meses, foi horrível mesmo.

Ainda bem que o Luciano tem paciência extrema comigo, e com o carinho dele, um pote de sorvete e uma barra de chocolate eu fui melhorando aos poucos. Só que bem aos poucos mesmo, e agora já são mais de 23h, já estou deitada pronta pra "tentar" dormir, pois com toda essa adrenalina negativa nem sei que horas vou conseguir isso...

Essa espera não está sendo fácil sabe? Eu sei que tem gente que espera muito mais, que eu tenho que ter paciência, mas eu estou louca para fazer minha cirurgia de uma vez!!!
Ontem me pesei, estou com 122Kg, estou engordando, me sentindo cada vez pior pra respirar, e esse mês que não acaba nunca!!!

Eu sei que nem deveria estar dizendo isso aqui, pois fiz o blog para falar da cirurgia, mas acabo me sentindo melhor quando escrevo, é bom desabafar com pessoas que eu sei que vão entender o que estou sentindo. :(

sábado, 27 de outubro de 2012

Se vai continuar com dieta, pra que operar?

suziane burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade depressão
Li um post no blog de minha amiga Carol Rodrigues que me deixou muito pensativa, mas que ao mesmo tempo foi esclarecido por ela no próprio post.
A pergunta era: se você vai ter que continuar fazendo dietas, e terá tanta disciplina, então pra que operar?
Muitas pessoas pensam isso, que operar vai ser para não precisar mais se cuidar, nem fazer exercício, ou ter disciplina, mas ao contrário, você precisará ter ainda mais disciplina para conseguir vencer e emagrecer depois de operada. Mas se é assim, não seria mais fácil você ter essa mesma determinação e não operar coisa nenhuma?
A resposta é NÃO, NÃO e NÃO.
Se fosse fácil assim ninguém precisaria operar. A obesidade é uma doença, e uma doença crônica que não tem cura. Como disse a Carol, pra quem está com 60Kg acima do peso, que é o meu caso, e vai fazer uma dieta normal, perdendo 1Kg ou 2Kg no mês, isso não fará a menor diferença. Isso é como se uma pessoa normal perdesse ou ganhasse 200 gramas!!! Não faz a menor diferença no total!!! E aí você passou tanto trabalho, chorou, se desesperou, passou fome, privações, e o resultado sequer aparece!!! Não estímulo para continuar, você vai perder lá em média uns 10Kg no ano!!! E a tendência é que depois estacione e você JAMAIS vai perder os 60 que precisava. Como você poderá ter ânimo para continuar desse jeito, e com essa expectativa? Não dá!

Com a bariátrica você vai perder peso muito rápido, pelo menos nos primeiros meses, o que vai te dar aquela injeção de ânimo para continuar, e perdendo muito peso você consegue fazer exercícios, e suas roupas vão ficando largas, você se vê com a auto estima lá nas alturas, isso te dá ainda mais ânimo, e mais, e mais, e mais, e quando você vê já perdeu 30, 40, 50 quilos!!! E o MELHOR de tudo, se você tiver disciplina, determinação, você vai conseguir manter esse peso!!! Isso é tudo gente, para um obeso isso é um sonho! Não só pela questão estética, que envolve também a emocional, mas por uma questão de saúde e bem estar!!!
É fácil falar para os obesos que é só fechar a boca, que gordo é preguiçoso, que come como um animal, que não se controla porque é relaxado, enfim, essas críticas são muito fáceis pra quem é magro, mas nem sempre é assim, a obesidade tem que ser tratada com seriedade, não só pelos profissionais da saúde, mas pela população em si.
Ninguém fala e aí cancerígeno, e aí seu hipertenso, e aí seu diabético, mas falam assim com o gordo!!! Isso precisa mudar.

Como já foi dito várias vezes, a cirurgia é uma arma para que a gente consiga alcançar o objetivo de emagrecer e se manter magro, ela será o empurrão inicial que é preciso para quem está, por exemplo, com dificuldade de caminhar uma quadra!!!

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Terapia em grupo

Hoje foi o dia da terapia em grupo com a psicóloga Leila.
Uma vez por mês ela faz um grupo de pré e pós operados, que se reúnem para falar das suas experiências, dificuldades, angústias, tirar dúvidas de quem está aguardando para operar...
suziane burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade depressão terapia

Achei muito legal, muito aconchegante, acolhedor. E acima de tudo, estimulante para quem está aguardando, pois ver aqueles que já fizeram e estão ali, lindos, magros, cheios de ânimo, aquilo ali me deu um gás tão grande!!!
Mas como nem tudo são flores, eles falam também de seus problemas, e isso é importante para que a gente chegue lá sabendo do que vamos passar, preparados para as grandes dificuldades.
Uma delas, e pra mim talvez a maior é o gasto financeiro. Apesar do convênio liberar a cirurgia, os gastos com consultas, medicamentos, suplementos, vitaminas, academia, alimentação de primeira qualidade, tudo isso e mais um pouco, terá que sair do nosso bolso, e isso pra quem não tem muitas condições financeiras pesa... 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dia do MÉDICO

suziane burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade depressão médico

Uau, eu já ia esquecendo de dar os parabéns àqueles aos quais muitas vezes entregamos nossas vidas!!!
PARABÉNS AOS MÉDICOS PELOS SEU DIA!!!
Quero parabenizar todos os médicos, mas em especial os meus, que com certeza farão um ótimo trabalho comigo pela seriedade e profissionalismo que eles tem.
Agradeço a Deus por estarem sempre guiando as mãos desses médicos comprometidos que salvam tantas vidas.
PARABÉNS PELO SEU DIA DOUTOR!!!

Reganho de peso

suziane burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade depressão
Oi gente.
Quero agradecer pelo carinho, visitas e comentários no blog, estou muito feliz que vocês estão gostando. Confesso que eu também estou achando bem legal escrever aqui as coisas que tem acontecido.
Hoje não tenho nenhuma novidade sobre os acontecimentos, até porque agora novidade mesmo eu vou ter só dia 25/10, que é quando vou em um grupo que a psicóloga faz com operados e futuros operados. Até lá é só esperar mesmo.
Mas resolvi falar sobre reganho de peso, porque é uma das coisas que mais me perguntam no e-mail, e é sobre o que eu mais tenho lido.
Gente, é incrível, mas incrível mesmo o número de pessoas que engordam novamente depois de um certo tempo de cirurgia!!! As pessoas emagrecem por um tempo, mas depois começam a engordar de novo se não tomarem os devidos cuidados, isso é muito sério gente.
Precisamos ficar MUITO ATENTOS, eu tenho lido demais, muitos depoimentos, muitos artigos médicos, e todos são unânimes em dizer que é MUITO FÁCIL engordar, basta baixar a guarda e pronto.
E aí é como o meu médico disse na palestra multidisciplinar que eu assisti: se isso acontecer você estará com dois problemas, o da obesidade outra vez e mais os possíveis problemas causados pela cirurgia. Isso NÃO PODE ACONTECER.
Percebi que muitas pessoas fizeram essa cirurgia com muito pouca informação de como deveriam agir no pós operatório. Isso é muito ruim, o primeiro passo para a cirurgia é buscar muita informação, o máximo possível. Escolher uma ótima equipe é o segundo passo, é preciso ter o acompanhamento de uma equipe séria, um médico que te oriente bem e explique claramente que a cirurgia NÃO É UM MILAGRE!!!
Depois de operados temos que continuar consultando com o psicólogo, com a nutricionista e com o médico que operou, e o mais importante: FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS.
No início você será liberado apenas para caminhadas, e só depois de alguns meses o médico vai te liberar para outros tipos de exercícios, e aí tem que ter o acompanhamento de um especialista da área da educação física que vai te orientar na prática de exercícios.
Tenho percebido pelas leituras que só caminhadas não serão suficientes, você precisará adquirir massa magra que vai perder nos primeiros meses, e isso é muito importante. Pra isso você terá que fazer outros exercícios, que eu ainda não posso dizer quais são porque não cheguei nessa fase, mas estou me baseando no que tenho lido e no que meus médicos me dizem.
Gente, assim, quem fez a cirurgia achando que não engordaria de novo e acabou engordando não teve essa chance que nós estamos tendo, de fazer conscientes de que se não cuidarmos poderemos engordar. Então vamos nos aproveitar dessa informação para não cometermos o mesmo erro. Vamos já para a cirurgia com a consciência de que ela é uma arma para mudarmos de vida, e mudar de vida é começar pela cabeça. Temos que deixar de ter uma mente obesa, caso contrário não vamos conseguir nos manter no peso que queremos.
Estou bem preocupada com o reganho, por isso passei aqui pra falar isso. 
Um forte abraço para todos que estão me acompanhando. Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuus.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Exames liberados

suziane burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade depressão exames

Nem acreditooooooo, a secretária do médico ligou dizendo que meus exames estão ok, ou seja, estou liberada pelo médico pra fazer a cirurgia!!!
Mais uma etapa vencida, e olha que eu estava apreensiva por causa dos probleminhas que espiei nos exames!!!
Isso era tudo que eu precisava hoje: uma boa notícia. uma boa não, uma ótima notícia.
Agora é esperar a liberação da psicóloga e da nutricionista. Esse é o próximo passo!!!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia horrível

suziane avila burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade tristeza
Hoje foi um dia muito triste.
Mas não tem nada a ver com a cirurgia não. São problemas pessoais mesmo.
Resolvi escrever aqui porque sinto que desabafo quando escrevo minhas angústias.
A espera pela ligação do médico ajuda a aumentar minha ansiedade, mas hoje não é só isso...
Realmente o maior inimigo que tenho enfrentado desde que optei pela cirurgia é a espera. A espera se torna ainda mais longa quando estamos com problemas pessoais.
Estou feliz por este dia estar terminando, ano que vem nem quero lembrar que ele existiu...

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Muita ansiedade

suziane avila burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade ansiedade

Essa sou eu hoje...
Bem assim mesmo, redonda, dentuça, com esses dois dentes pra frente mesmo e muito, mas muito ansiosa.
Hoje é feriado, dia das crianças, e dia de Nossa Senhora de Aparecida, que ela me proteja...
Por ser feriado eu não trabalhei, e acho que isso aumentou mais minha ansiedade. Trouxemos o Dudu aqui pra casa, o Dudu é nosso afilhado, filho da minha irmã Suziara. Minha irmã trabalhou o dia inteiro hoje e a gente trouxe ele pra se divertir um pouco, mas eu passei quase o dia todo na cama. Levantei, tomei um café e deitei de novo. Tô sem ânimo, me sentindo cansada, com muita falta de ar e muito ansiosa...
Uma boa dica pra quem pensa em fazer essa cirurgia é não ficar nunca sem nada pra fazer enquanto espera. Tem que preencher o tempo todo tentar não ficar só pensando nisso. Mas como eu sei que isso pelo menos pra mim é impossível, eu aconselho todo mundo a marcar todas as consultas assim que decidir fazer a cirurgia. Marca logo todas, porque depois o médico não tem a data e as vezes você vai ter que esperar mais de um mês pra conseguir uma hora, e isso pode te atrasar a cirurgia em mais de um mês dependendo do caso!!!
Passa logo outubro e novembro, por favor passa logo!!!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Entrega de exames

Hoje o Luciano pegou TODOS os resultados de exames e foi entregar no consultório do médico. Era uma pasta cheia de exames, de todos os tipos que se pode imaginar.
Agora volta o momento ansiedade, porque dependo da análise desses exames pra saber se estou apta fisicamente a realizar a cirurgia!!!
Pelo que a secretária falou ele vai ligar lá por terça-feira pra dizer se deu algum problema ou se está tudo ok... alguns deles são lacrados, não tenho nem ideia do resultado, mas tem uns que eu dei uma espiadinha básica e fiquei bem preocupada. Mas não vou encanar mais do que já estou, vamos esperar pra ver.
suziane avila burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade exames

Consultas: Nutricionista e Psicóloga

Hoje começaram minhas consultas com as médicas.
Primeiro foi com a nutricionista. Uma consulta rápida, com instruções pra comer devagar, não ingerir líquidos com a comida e uma dieta pra começar a acostumar com os alimentos que eu vou ou não vou poder ingerir depois de operada. Tudo certo, dentro da normalidade, nada demais, nada que um bom gordinho já não tenha feito no decorrer de sua vida de dietas.
Depois fui pra psicóloga. A consulta foi bem mais demorada, com conversa sobre minha vida de dietas, meu peso, minhas dificuldades para emagrecimento, minha família.
Adorei as duas, elas me deram instruções, me alertaram de algumas coisas e marcaram as próximas consultas. Até lá elas vão me avaliar até acharem que eu estou apta a realizar minha cirurgia.
O que bem deixou BEM chateada é que a próxima consulta com a psicóloga foi marcada SÓ para o dia 8 de novembro!!! Isso mesmo, daqui a um mês!!! Pqp mesmo, imagina só isso? Tenho que fazer 5 consultas com ela e a próxima é pra novembro!!! Fiquei muito injuriada, muito mesmo!!!

O Luciano foi comigo nas duas consultas, enquanto eu quase morria de ansiedade na sala de espera ele jogava no celular tranquilamente...
suziane avila burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade consultaNada como ser magro né?
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Hoje é dia do níver do Thainan. Ele está fazendo 19 anos.
Aproveitei pra comer bastante porque ano que vem eu não vou poder comer quase nada, e se Deus quiser já vou estar bem magrinha!!!



PARABÉNS THAINAN
suziane avila burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade filho

 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Ultrassonografia

suziane avila burguez proença cirurgia bariatrica gastroplastia dieta obesidade ultrassonografia

Ultrassonografia, meu último exame!!!
Hoje pela manhã, depois de um jejum de 8 horas, e a bexiga cheia com 3 copos d'água fui fazer meu último exame. Pelo menos por enquanto né? Não sei se o médico vai pedir mais algum, ou se vai ter dado algum problema nos que eu já fiz, mas a princípio estão todos prontos.
Fiquei feliz, amanhã começo com minhas consultas, rumo ao final do pré operatório!!!
No trabalho muitas colegas começam e pedir pra eu desistir da cirurgia, por acharem que é perigosa, que muda muito a vida da gente, que é desnecessária... mas eu estou decidida. Fico feliz com a preocupação delas, mas estou decidida de verdade!!!
Amanhã é o grande dia, uma porque é o dia das duas consultas e o mais importante é que é o aniversário do Thainan!!! Meu baby está fazendo 19 aninhos!!!

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Prova ventilatória do pulmão + eletrocardiograma

    Hoje foi o primeiro dia que chorei depois que decidi fazer a cirurgia.
    Ontem a noite quando fui dormir lembrei que muitas das coisas que tenho comido podem ser a última vez... fiquei triste...
    Na verdade eu senti vontade de comer bife com ovo sabe, e aí caiu a ficha, que talvez eu nem coma mais, e que se chegar a fazer antes da cirurgia talvez seja a última vez que eu coma...
    Hoje quando acordei comecei a pensar em tudo isso e chorei. foi difícil controlar as lágrimas, porque eu tinha que ir pro trabalho, mas tive que dar um jeito.
      É como o Thainan sempre me diz: A CADA ESCOLHA UMA RENÚNCIA.
      É bem por aí mesmo, terei que renunciar muitas coisas e ao me aproximar do final dos exames eu parei pra pensar se estou preparada mesmo pra renunciar a TUDO que terei que abrir mão...  



                                                                                             Mais 2 exames!!!  


Apesar da insegurança do começo do dia, tudo acabou bem. 
Fiz mais dois exames pré operatórios, a prova ventilatória de pulmão e o eletrocardiograma, mas o que me deixou mais feliz mesmo foi uma ligação da secretária do Dr. avisando que minha biópsia deu negativa para bactéria do estômago, ou seja, não tenho problema nenhum no estômago!!!
Eu e o Luciano vibramos muito com essa notícia, e pra comemorar fiz o meu tão desejado bife com ovo bem gordo para o jantar, com salada de maionese, arroz e uma boa coca-cola pra acompanhar!!!
Estou muito feliz, só falta mais um exame semana que vem!!!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Ecocardiograma

Hoje mais um examezinho. Fiz o ecocardiograma. 
Uma espécie de ultrassonografia do coração. Nossa, muito legal ver o coração da gente batendo naquela telinha... um exame a menos pra mim, e assim estou conseguindo dar um passo após o outro, já com bem menos ansiedade. É como eu disse, a maior ansiedade agora está nas consultas da nutricionista e da psicóloga da equipe multidisciplinar!

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Exame de sangue

Hoje cedo, antes das 7h já estava no laboratório pra fazer exame de sangue. Sem exagero, eram 3 folhas cheias de pedidos de exame!!!
Além do exame de sangue tem urina e fezes :\
Chato fazer exame de fezes, ainda mais quando são 3 amostras!!!
O médico pede tudo que se pode imaginar, e até o que não se imaginava. Tem exames ali que eu nem sabia que existiam!!!
Mas isso é bom, significa que a equipe toma todas as precauções para que nada dê errado, e "se der" eles tem tudo pronto pra tomar a atitude adequada baseado nos teus exames completos.
Mas ainda faltam muitos, a caminhada é grande!!!

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Endoscopia + Raio-X

Hoje foi meu 1º exame pré operatório. O primeiro de muitos...
Fiz a ENDOSCOPIA, que era o principal e mais temido exame de todos.
O médico que faz o exame é o mesmo que vai me operar, isso é ótimo, porque ele mesmo vê as condições do estômago que ele vai operar posteriormente.
Bom, quanto ao médico, cada vez mais admiro ele como profissional. Nossa, ele é realmente fantástico. Mais uma vez me deixou muito a vontade e tranquila, e o exame que me disseram que doía não doeu nada. Nadinha. 
Foi bem rápido, feito na hora marcada e rapidinho.
Na hora do exame dá uma sonolência muuuuuuuuuuuito gostosa. Eu queria ter aquele remedinho em casa pra tomar nas noites de insônia, é muito bom.
Aliás essa noite eu nem dormi direito, uma por causa do nervosismo, e também por causa da fome, afinal eu estava em jejum.
Depois do exame ele manda a gente passar pra uma salinha onde tem uma poltrona muito confortável pra gente dormir mais um pouquinho antes de ir embora. Foi nesse momento que o Luciano aproveitou pra tirar uma foto minha muito linda!!!
Nossa, em pensar que nesse dia eu estava me sentindo tri magra, kkkkkkkkkkkkkkkkk. Que coisa...

Saí da clínica ainda meio grog e fui fazer raio-x. Fiquei quase dormindo na sala de espera até me chamarem, e lá dentro nem lembro direito de como foi, rsrsrsrsrsrs. Mas pelo menos já estou livre de dois exames!!!

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Marcação de exames

Hoje o Luciano passou o dia no telefone... foi uma barra, ligação pra tudo que era lado, pra informação, saber preço, marcar, pedir instruções, foi uma loucura.
Mas o exame que eu achei que seria o mais demorado pra conseguir, que é a endoscopia ele conseguiu marcar pra amanhã! 
Isso foi muito importante porque a secretária do médico disse que o primeiro que eu deveria fazer era esse, pois caso ele desse algum problema nem adiantaria eu prosseguir com os outros! Tenho que fazer e endoscopia e uma biópsia pra ver se tenho uma tal bactéria que dá no estômago. Caso ela exista é preciso tratar antes da cirurgia, pois como o estômago vai ficar isolado, ele precisa ficar muito são, afinal de contas o médico não terá mais acesso a ele depois que for lacrado! Sério isso né?
Mesmo assim não nos controlamos e o Luciano foi marcando os outros mesmo não tendo ainda o resultado desse. Queremos ganhar tempo.
Tenho que fazer jejum hoje a partir da meia-noite, e ficar até amanhã a hora do exame, que é 12h45. Por isso resolvemos comer um sanata, que é pra aguentar bem o jejum até amanhã a tarde. O Luciano e o Thainan foram buscar, estou em casa esperando.
Eu juro que não comia tanto assim, estou fazendo isso porque acabei engordando desse jeito e agora que vou fazer a cirurgia acabo me aproveitando e comendo tantas coisas engordativas. Sei que isso é errado, mas não estou conseguindo me controlar...